Documentário “Babies” estréia no Brasil

O documentário Bebês, original Babies (2010), do cineasta francês Thomas Balmès mostra o dia a dia do 1º ano de vida de quatro lindos bebês de diferentes lugares: Mongólia, Namíbia, São Francisco e Tókio. É interessantíssimo ver como os bebês são criados de maneiras tão diversas dependendo da cultura em que nascem inseridos.

Ele começa justamente pelos partos e as diferenças já estão definidas desde o nascimento. As garotas norte-americana e japonesa estão inseridas em sociedades que apostam na tecnologia de ponta e isso já vale desde o hospital. A japonesinha passa por uma assepsia completa e, cada vez que vai mamar, há toda uma operação complexa para sucção e esterilização do leite. O garotinho da Namíbia participa da vida comunitária da sua cultura. Um bebê africano é filho de todas as mães da tribo. A que estiver mais próxima lhe dará o peito, se ele estiver chorando de fome. O bebê mongol vive não em comunidade, numa tribo, mas na fazenda dos pais, que trabalham com animais. Ele fica muito tempo sozinho, ou com o irmão.

Não há narrador nem diálogos explicativo, vale a simples reflexão e admiração das lindas cenas. Imperdível para qualquer mãe.

Veja também:

2 Respostas para “Documentário “Babies” estréia no Brasil”

  1. patricia martinez em junho 9th, 2011 às 5:48 pm

    qual o canal que está transmitindo este documentário ?
    achei-o super interessante!!!

  2. Estava passando nos cinemas. É possível que já esteja disponível nas locadoras.

Deixe uma resposta