Até que idade a criança fala errado?

Ontem conversei com a coordenadora pedagógica do colégio da minha filha de 4 anos. A minha preocupação é que ela apesar de ser muito bem articulada e apresentar um vocabulário rico ainda troca alguns fonemas. Mais especificamente o S pelo T. Logo, sapo vira “tapo”, sopa, “topa” e assim por diante.

Eu queria saber até quando isso ainda é normal e quando eu deveria procurar ajuda profissional de um fonoaudiólogo. Ela me tranqüilizou e falou que nessa idade essas pequenas dificuldades da fala ainda são normais pois a criança está em fase final de aquisição da linguagem.  

Embora esteja estabelecido que em torno dos quatro anos de idade a criança deva estar com o sistema de sons da língua adquirido e estabilizado, existe certa margem de variação dentro dos limites da normalidade.

Alguns fonemas são mais difíceis do que outros. Por exemplo: se a criança já fala razoavelmente bem todos os sons da língua com exceção do r duplo e dos encontros consonantais (fala “Basil” em vez de “Brasil”), em geral os últimos a serem adquiridos. Entretanto, mesmo antes dos quatro anos, pode ocorrer uma desorganização nos sistema de sons que merece o cuidado precoce do fonoaudiólogo.

Podemos ajudar repetindo a palavra de forma correta, mas sem muita pressão. Porém se a criança de quatro anos fala de uma forma que ninguém entende aí já é preciso procurar ajuda.

Veja também:

Deixe uma resposta