Como escolher a cadeirinha de carro ideal?

Quando nos tornamos pais e mães passamos a ser por muito tempo inteiramente responsáveis por nossos filhos. Essa responsabilidade envolve muitas escolhas. Uma delas é com relação à segurança dos nossos bebês e crianças no carro.  

Existem no mercado vários modelos de cadeirinha destinados as diferentes etapas do crescimento das crianças. Como escolher a cadeirinha certa?  

A primeira coisa que devemos saber é que cada cadeirinha é destinada a uma faixa de idade, peso e altura dos bebês e crianças. Mais do que estar na cadeirinha, a criança deve estar na cadeirinha correta.  

 Existem três modelos diferentes de cadeirinha: o bebê conforto, a cadeirinha e o assento de elevação.  

Bebê conforto 

Peso e idade: Desde o nascimento até 9 ou 13 Kg, conforme recomendação do fabricante, ou até 1 ano de idade.  

Posição: Voltada para o vidro traseiro, com leve inclinação, conforme instruções do fabricante, de costas para o movimento, sempre no banco de trás. 

Cadeira de segurança

Peso e idade: De 9 a 18 Kg, aproximadamente de 1 a 4 anos de idade.

Posição: Voltada para frente, na posição vertical, no banco de trás. 

Assento de elevação, ou “booster”

Peso e idade: De 18 até 36 Kg, aproximadamente de 4 a 10 anos de idade.

Posição:
No banco traseiro com cinto de três pontos.

Atenção: Certifique-se de que a cadeirinha possui o selo do INMETRO, pois esta é a garantia de que o produto está preparado para resistir a um acidente.


Dica de mãe:
 

Compre apenas duas cadeirinhas ao invés de três. Como?

Algumas cadeirinhas são recomendadas para crianças de 0 a 4 anos e com peso de 0 a 18 kg. Adquirindo uma dessas cadeirinhas você não precisará do bebê conforto. Apenas fique atento ao instalar a cadeira. Até um ano de idade ela deve ficar voltada parao vidro traseiro do carro.

Eu tenho essa cadeirinha, a  Remi Top da Infanti. Ela está dentro dessa categoria de 0 a 4 anos e tem excelente custo benefício.

Veja também:

Deixe uma resposta