Como cuidar da área dos pontos da cesárea

Quando chegamos em casa após uma cesárea temos que tomar uma série de cuidados, e entre eles, devemos cuidar da área onde foi feita a incisão para a retirada do bebê.

Saímos do hospital com um curativo na área dos pontos e com uma atadura na região abdominal. Podemos já sair do hospital também com uma cinta pós-parto.

A idéia de usar uma cinta pós-parto constuma parecer opressora, mas ao contrário do que parece ela proporciona um grande conforto. Logo após o parto ficamos com a sensação de que nossos órgãos estão soltos dentro da cavidade abdominal. Isso ocorre porque o espaço destinado ao bebê que demorou nove meses se espandindo não some de uma hora para outra.

A cinta faz com que tudo fique comprimido, sem balançar dentro da gente. Sem a cinta constumamos sentir inclusive um pouco de dor, principalmente nos primeiros dias.

Voltando aos cuidados com os pontos da cesárea. Quando chegamos em casa devemos voltar a nossa rotina de higiene diária. Na hora do banho podemos entrar no chuveiro com o curativo. Não tem problema molhar por fora. Assim que sair do banho retire o curativo molhado. Limpe bem a área com uma gaze estéril embebida em álcool 70%. Espere secar um pouco e refaça o curativo cobrindo os pontos com gaze e em seguida com esparadrapo micropore.

É bem simples, mas você vai precisar da ajuda de alguém para fazer. É uma ótima tarefa para o maridão! Depois, de volta para a cinta pós-parto.

Os pontos costumam ser retirados entre cinco e dez dias após a cesárea.

Ligue para o médico  se perceber sinais de infecção (áreas avermelhadas, calor, inchação sangue) na zona da incisão cesariana.