Vacinas contra pneumonia e meningite serão do calendário do SUS

Essas vacinas eram encontradas apenas em clínicas particulares. Novo calendário começa em março de 2010.

Pelo menos neste primeiro ano, crianças de até 2 anos poderão receber as vacinas contra doenças como meningites, pneumonias e otite. A partir de 2011, elas vão fazer parte do calendário básico de vacinação para os menores de 1 ano.

São duas vacinas, que pais e mães conhecem.

A pneumocócica (Conjugada 7 Valente, Prevenar), será aplicada a partir de março, e a anti-meningocócica C conjugada, a partir de agosto.

Hoje, em clínicas particulares, o preço médio de uma dose dessas vacinas varia em torno dos R$ 200.

A partir de março, as vacinas contra pneumonia e meningite, que previnem também contra sinusite e inflamação no ouvido, vão fazer parte do calendário de vacinação do SUS.

O alvo são os bebês de até 11 meses. Mas neste primeiro ano de campanha, as crianças com menos de 2 anos também serão vacinadas.

Todo ano, em média 54 mil crianças são internadas nos hospitais do país com algum tipo de pneumonia. A doença começa com os sintomas de um resfriado comum: febre, dor de cabeça, sonolência. Mas pode evoluir rápido e até matar, principalmente se o doente for uma criança pequena.

“O bebê está bem. Começa uma febre, não quer mamar, fica muito molinho. Quando vai ao hospital, já é uma doença muito grave. Vai à UTI e pode deixar sequelas de desenvolvimento muito graves”, alerta a pediatra Cláudia Valente.

O Ministério da Saúde tem doses suficientes para imunizar seis milhões de crianças.

Fonte: G1

Veja também:

Deixe uma resposta