Fraldas ecológicas

Você trocaria 5500 fraldas descartáveis por 65 de pano?

Quando você pensa numa fralda de pano, qual a primeira imagem que vem a cabeça?  Aquelas brancas, dobradas em forma de triângulo, presas com um alfinete de segurança (joaninhas), que vazam por todos os lados? Bom, posso dizer que as fraldas de pano também evoluíram, e muito!

Hoje em dia um grupo crescente de pessoas procura soluções alternativas às fraldas descartáveis pensando na preservação do meio ambiente. O movimento ainda é mais acentuado no Canadá, EUA e Europa. Mas já chegou ao Brasil.

Fatos e realidade:

- uma criança utiliza 5500 fraldas durantes seus primeiros 2 anos de vida;

- fraldas levam em média 450 anos em sua decomposição, nos lixões;

- conta-se 5 árvores abatidas para 5500 fraldas descartáveis;

- em média, 2% do lixo recolhido são fraldas descartáveis (o município de SP produz 13.000 toneladas diárias de lixo = 260 toneladas diárias de fraldas descartáveis)

- um bilhão de árvores são usadas, no mundo inteiro, por ano, para suprir a indústria de fraldas. Quanto é mil bilhões de fraldas em termos de volume?

- no processo de branqueamento da polpa de madeira para fabricação do papel, (sendo que este também é utilizado nas fraldas), há liberação de dioxinas. E também caso o lixo plástico seja queimado.

Você não é tão preocupada com o meio ambiente assim? Ok, mas que tal fazer uma experiência em nome da economia?

Dica: Tem bebês que costumam fazer cocô sempre nos mesmos horários. Use a fralda de pano para o xixi quando estiver em casa.

No Brasil você encontra as fraldas de pano em diversos modelos na Fralda Bonita.

Nos EUA existem várias opções. Entre elas a Cottonbabies, a Happy Heinys, a Fuzzibunz e a Mother-ease.

Veja também:

1 Resposta para “Fraldas ecológicas”

  1. Olá, gostaria também de indicar que aqui no Brasil, encontra-se importadas de ótima qualidade, é a Dipano, com um custo benefício excelente, vejam o site http://www.fraldasdipano.com.br/empresa.php, lá tem uma foto da minha filhota, que está usando uma fralda reutilízavel, de tamanho único e de velcro.

    Beijos, e fica a dica!!!!!

Deixe uma resposta