Quando o bebê pode começar a usar o copo?

Os bebês já podem começar a usar o copinho por volta dos 10 meses, quando já conseguem segurar a mamadeira sozinhos.

Comece utilizando os copos de transição. Copos de transição são aqueles desenvolvidos especialmente para bebês. Eles têm tampa e muitos também têm alças. Para mim os com alças são os melhores, principalmente no início, pois ajudam o bebê a segurar melhor. Eles também ficam muitos fofos segurando nas alças. Comece oferecendo apenas água ou suco.

Existem alguns copinhos com tampa e válvula de segurança que não deixam o líquido cair quando o bebê vira o copo de cabeça para baixo, mas, por outro lado, dificultam bastante o trabalho do bebê, porque ele tem que sugar para o líquido sair. Uma coisa que não gostei foi que essas válvulas, geralmente de plástico ou silicone, são horríveis para limpar e acabam criando bolor.

Os especialistas recomendam que se tire a mamadeira por volta de um ano. Acho isso um pouco exagerado. O que fiz com a minha filha e deu super certo foi, passar para o copinho o suco e a água com um ano. Mantive na mamadeira apenas o leite. Ela ficou tomando no início três mamadeiras por dia. Uma de manhã, uma a tarde e uma a noite. Depois passei para duas mamadeiras por dia. Uma de noite, antes de dormir e uma pela manhã. Quando ela completou dois anos e meio substitui a mamadeira da manhã pelo leite no copinho, e um mês depois tirei também a mamadeira da noite. Foi tudo muito tranqüilo e natural.

Até hoje, com quatro anos ela toma seu copinho de leite de manhã e a noite.

Veja também:

Deixe uma resposta