Preço das fraldas descartáveis

Como saber onde comprar a fralda mais barata?

O preço das fraldas descartáveis varia muito de lugar para lugar. Varia também dependendo da marca, do tamanho do pacote e do tamanho das fraldas.

Vamos por partes. Diferença de preço dependendo do tamanho da fralda.

Geralmente um tamanho de pacote de uma determinada marca custa o mesmo preço para todos os tamanhos de fraldas, sejam elas P, M, G, GG, XG ou XXG. No entanto, quanto maior o tamanho da fralda menor o número de fraldas por pacote. Logo, o valor unitário da fralda aumenta de acordo com o seu tamanho. O valor por fralda de tamanho P é menor do que o de uma XXG.

Vamos tomar como exemplo o pacotão da fralda Pampers Supersec (básica). Pelo mesmo preço você pode levar:

36 fraldas tamanho P
32 fraldas tamanho M
28 fraldas tamanho G

Tamanhos dos pacotes de fraldas. Normalmente cada marca apresenta vários tamanhos de pacotes. O pacotinho, o pacotão, o super econômico, jumbo, giga Pack e por aí vai. Essa nomenclatura varia de marca para marca. O problema é que cada marca determina por conta própria quantas fraldas vão estar contidas em cada tipo de pacote.

Então acabam existindo pacotes com o mesmo tamanho aproximado porém com número de fraldas diferente. Exemplo:

Pampers Supersec

P – 36 fraldas
M – 32 fraldas
G – 28 fraldas

Turma da Mônica Soft Touch

P – 28 unidades
M – 24 unidades
G – 20 unidades

O problema piora quando você chega em um supermercado ou farmácia onde existem diversas marcas, com diversos tamanhos de pacotes e cada um por sua vez sem um número padrão de fraldas. Essa falta de padronização torna a comparação de preços impossível a primeira vista.

Deveria haver uma lei obrigando a padronização do número de fraldas por embalagem, ou obrigando o estabelecimento a informar o valor unitário da fralda. Essa falta de padronização permite que o consumidor seja facilmente enganado com supostas promoções e vantagens que nem sempre são verdadeiras.

Muitas vezes somos induzidas a comprar um pacote gigante de fraldas pois acreditamos que sai mais barato. No entanto, se pararmos para calcular o valor unitário das fraldas vemos que às vezes não existe vantagem alguma.  Já me deparei inclusive com a situação de encontrar promoções enganosas. Onde um mega pacotão de fraldas era anunciado como vantajoso, mas calculando o valor unitário de cada fralda vi que estavam saindo mais caras do que as fraldas compradas nos pacotinhos.

Então finalmente chegamos a minha dica de mãe.

Para economizarmos nas fraldas temos que sempre calcular o valor unitário delas. Divida o valor do pacote de fraldas pelo número de fraldas que ele contém. Você terá o valor unitário de cada fralda. Só assim você vai poder realmente comparar qual o pacote e fralda está mais em conta. Isso exige muita paciência, uma calculadora e bloco de anotações a mão, mas vale a pena. Principalmente se compramos grandes quantidades.

Obviamente devemos levar em conta que fraldas Premium são mais caras, logo, devemos comparar preços por categorias e pensar no custo benefício de cada fralda. Pesquise tambêm o preço das fraldas pela internet.

O que vocês acham dessa questão? Chega a ser revoltante, não? Deixe sua opinião.