Começando a engatinhar

Depois que o bebê já senta com firmeza e começa a ver o mundo ao seu redor sob outra perspectiva, ele passa por um estágio intermediário antes de andar. Engatinhar. Essa etapa de transição ajuda o bebê a fortalecer os músculos e a se equilibrar. Você deve incentivá-lo deixando-o bastante no chão para explorar seus movimentos. O bebê começa a engatinhar entre os 8 e os 10 meses. 

O primeiro ensaio para engatinhar é quando o bebê começa a se balançar para frente e para traz, como se estivesse dando impulso para finalmente partir para a posição apoiada sobre as mãos e joelhos. Isso pode durar vários dias. Ofereça brinquedos interessantes para que ele tente pegar. Eles devem estar à vista porém fora do alcance do bebê. 

Depois que aprendem a ficar na posição de engatinhar, muitas vezes os bebês aprendem primeiro a se mover para trás, para só depois dominar o movimento de avançar. Eles adoram também simplesmente ficar passando da posição sentada para a de engatinhar e vice versa.

Depois disso, é só uma questão de prática e até 1 ano de idade, o bebê costuma ser um excelente engatinhador.

Mas há bebês que nem chegam a engatinhar. Preferem rolar, minhocar com a barriga no chão, arrastar-se sentados ou passar direto para ficar de pé apoiados nos móveis. O que interessa é sair do lugar, não importa como.

Essa fase requer cuidados redobrados com quinas e objetos que podem ser puxados de mesas.  Caso tenha filhos maiores fique atenta também aos pequenos brinquedos que podem ser esquecidos no chão. Eles podem ser facilmente alcançados e engolidos sem que você perceba.

Veja também:

Deixe uma resposta