Biscoitos de Natal

Que tal fazer biscoitos de Natal para presentear os amigos e familiares? Crianças adoram aventuras culinárias. Você pode fazer em vários formatos como bonecos de neve, estrelas, árvores, bengalinhas, etc.

Presente não tem que ser caro e sim ser uma parte do seu afeto pela pessoa, transformado em algo significativo e concreto. 

 

Biscoitos de Natal

Ingredientes:
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 ovo
100 gramas de manteiga sem sal na temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de bauninha (ou essência de sua preferência)

Preparo:
Bata na batedeira o açúcar e a manteiga até ficar amarelinho. Junte o ovo e a essência e bata até ficar bem fofo. Na mão, vá juntando a farinha peneirada com o fermento até dar o ponto de sova. Faça uma bola, embrulhe e coloque na geladeira por 1 hora no mínimo (se não estiver fria vai grudar na sua mão). Depois é só enfarinhar uma superfície limpa e abrir a massa com rolo (mas não precisa deixar muito fina). Corte com cortadores de sua preferência e coloque em assadeira em forno pré-aquecido. Asse a 180 graus por uns 15-20 minutos. Aconselho ficar olhando de vez em quando para não deixar queimar! Quando a parte de baixo começar a ficar coradinha pode tirar. Deixe esfriar e decore.

Para decorar:
1 – Glacê, confeitos, açúcar (de vários tipos e cores), etc.
2 – Se quiser, adicione 1 colher de sopa de cacau em pó para ficar sabor chocolate junto com a farinha.
3 – Pode adicionar pedacinhos de nozes de sua preferência na massa.
4 – Pode fazer a massa padrão, dividir em porções e colori-las com anilina.

Glacê

Ingredientes:
1 clara
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
Corante alimentício (da cor que você quiser)
Suco de limão

 Preparo:
Para fazer o glacê, bata ligeiramente a clara com um garfo em uma tigelinha até obter uma espuma. Acrescente o açúcar aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme que não escorra. Pingue gotas de limão a gosto. Reserve um pouco do glacê branco e tinja o restante nas cores desejadas. Enfeite os biscoitos com a ajuda de um palito ou de um saco de confeitar.

Receita do Rainhas do Lar

Veja também:

Deixe uma resposta