Sapinho em bebês

SapinhoO sapinho é caracterizado por placas brancas, que podem aparecer na língua, no céu-da-boca e na parte interna da bochechas. Geralmente dói e os sinais que o bebê dá de que algo não vai bem são a falta de apetite e a irritabilidade. O bebê se recusa a mamar no seio ou na mamadeira, recusa a chupeta e as papinhas. Na região das fraldas costumam aparecer também bolinhas vermelhas que coçam.

O sapinho, é muito comum em bebês de até 2 meses, mas pode aparecer em crianças mais velhas também. Seu nome correto é candidíase oral e é causada pelo fungo candida albicans. Ela se manifesta quando há uma baixa na imunidade do bebê.  

O tratamento geralmente consiste em um medicamento antifúngico. O pediatra também poderá receitar um analgésico para a dor. Procure-o logo que notar os primeiros sinais. É importante ferver chupetas, bicos e mamadeiras para evitar a re-infecção. Não tente raspar ou tirar o sapinho da boca do seu filho. Isso só irá machucá-lo. As mães que amamentam também devem se tratar pois a candidíase pode passar para o seio da mãe.

Veja também:

Deixe uma resposta