Natação para bebês e crianças

Natação para bebês

A natação é uma atividade completa para bebês e crianças. Dizem que os bebês devem ser estimulados a nadar o mais cedo possível para que não percam o reflexo natural com que nascem, pois até os 4 meses eles preservam o instinto para nadar.

A natação para bebês além de um exercício saudável traz inúmeros benefícios:

  • Desenvolve a coordenação motora
  • Ativa a circulação sanguínea
  • Proporciona um equilibro estrutural e corporal
  • Aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar
  • Fortalece o corpo
  • Favorece a mobilidade das articulações
  • Ajuda o bebê a ter um sono reparador e tranquilo

Não há nenhuma contra-indicação desta atividade para bebês saudáveis, mas é aconselhável que seja feita com um profissional especializado.

As aulas não devem durar mais do que 30 minutos e duas vezes por semana. O local também deve ter a água tratada de forma a minimizar os efeitos nocivos do cloro. Os pediatras costumam liberar os bebês a partir dos 6 meses para a prática.

A idade certa para começar

A minha experiência:

Apesar de ter nadado por muitos anos na minha vida optei por colocar a minha filha na natação apenas com 2 anos e meio. Como ela ia fazer a aula apenas com a professora, durante o dia na creche, confesso que fiquei com um pouco de medo. Medo de mãe que não está junto. Medo de ela escorregar da mão da professora, se afogar … mil paranóias.

Tive também outro receio que já vi muito acontecer. Algumas crianças começam a nadar com 6 meses e de uma hora para a outra não querem ir mais. Choram, se desinteressam. Talvez por serem muito pequenas, ou por pura insegurança.

O fato é que quando a Vitória finalmente começou, com 2 anos e meio ela já sabia o que era natação e estava muito animada. A aula é bem lúdica e muito divertida para ela.

Todas as atividades têm uma narrativa infantil, adequada para a idade. Andar com as mãos na borda como a dona aranha cantando uma música. Passar no arco dos golfinhos, nadar com uma prancha embaixo de cada bracinho como a borboleta.

A sua evolução foi muito rápida e em poucos meses ela perdeu completamente o medo da água. Não acho que ela tenha perdido nada pelo fato de não ter começado ainda bebezinha. Na verdade acho que escolhi o momento ideal e pretendo colocar o meu filho com a mesma idade.

Natação para bebês

Natação para bebês

Natação para bebês

Natação para bebês

Natação para bebês

Natação para bebês

Natação para bebês

Veja também:

8 Respostas para “Natação para bebês e crianças”

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by AquaBrasil, Dicas de Mãe. Dicas de Mãe said: Dica de Mãe:: Natação para bebês e crianças http://www.dicasdemae.com.br/2009/11/natacao-para-bebes-e-criancas/ [...]

  2. Rosan Carlos Pansutti em janeiro 11th, 2010 às 2:00 pm

    Boa matéria, mostrando os benefícios que a natação traz.

  3. Adorei saber sobre natação para bebes e crianças. Nadei durante 8 anos e só parei por mudança de país e a falta de tempo…
    Sou mãe e tenho um menino de 1 ano e 10 meses e desde antes de engravidar eu dizia q quando eu tivesse filho, meus filhos iriam começar a praticar natação aos 6 meses, mas não deu certo… Bem na época veio a crise mundial e só agora vou poder coloca-lo na natação. As academias daqui (Japao) são diferentes ao estilo de aula como no Brasil… Acho que por essa parte a natação do Brasil e bem melhor… Independente de ser adulto ou não, as raias são divididas entre 3 a 4 pessoas cada raia, acho muito apertado, não tem como aproveitar a aula direito, fiz menos de um mês aqui no Japao e não gostei, mas por falta de opção vou arriscar a colocar meu filho na natação daqui mesmo, quem sabe damos sorte das aulas serem bem aproveitadas com mais espaço…
    Espero qe meu filho goste e prossiga o que não consegui prosseguir…

  4. Silvia, não deixe de colocá-lo na natação. Geralmente eles adoram. Se não gostar de um lugar procure outros. Certamente você irá encontrar algum que você se identificará mais. Boa sorte!

  5. cicero da silva ribeiro em julho 23rd, 2010 às 12:00 am

    queria saber o lugar e o preço

  6. Cicero, existem vários clubes e academias que oferecem natação para essa faixa etária e com preços variados. Sugiro que faça uma pesquisa perto da sua casa pois a praticidade é muito importante para a continuidade do treinamento.

  7. Cátia Carvalho em julho 28th, 2011 às 10:42 am

    Boa tarde,

    Chamo-me Cátia, sou de Portugal e ando a fazer uma pesquisa sobre natação para bebés. Fiquei com uma dúvida, depois de ver o seu post. Reparei que todos os bebés usam óculos… quais são os beneficios de usar óculos? Não poderá atrasar a adaptação dos pequenotes ao meio aquático?

  8. Oi Cátia! Na verdade os bebês pequenos, até os três anos, não usam óculos. Eles não deixam e não gostam. Já os maiores gostam de usar e é legal para eles exergarem embaixo d’água. Além disso, os óculos protegem os olhos das crianças do cloro das piscinas que costuma ser bem forte. Beijos.

Deixe uma resposta