Tratamento das assaduras nos bebês

Quando aparece a primeira assadura no bebê costumamos nos sentir super culpadas achando que fizemos algo de errado, apesar de todos os cuidados. 

Não se sinta culpada, assaduras acontecem. E elas aparecem de uma hora para a outra. Nesse caso só nos resta tratá-las o mais rápido possível pois elas pioram muito rápido.

 A sua principal causa é um fungo chamado Monília. Por isso não adianta continuar usando os cremes e pomadas para assaduras que costumamos utilizar no dia a dia. Esses cremes são apenas preventivos.

 O tratamento das assaduras nos bebês é feito com uma pomada a base de nistatina e óxido de zinco. Essa pomada está na lista dos medicamentos genéricos e é encontrada em qualquer farmácia. Basta pedir por pomada genérica para tratamento de assaduras em bebês a base de nistatina + óxido de zinco.

 A Nistatina é um antifúngico e o óxido de zinco é um adstrigente e antisséptico que exerce ação suavizante cicatrizante e protetora da pele nas afecções que apresentam erupções superficiais.

Geralmente as assaduras das crianças regridem num prazo de 24 a 48 horas de tratamento.

 A cada troca de fraldas o ideal é lavar o bebê com água e sabão neutro e secar bem antes de aplicar a pomada. A  pomada deve ser utilizada em todas as trocas de fraldas até as assaduras desaparecerem por completo. Se puder, deixe o bebê um pouco sem fraldas para a pele irritada descansar um pouco.

 O melhor tratamento sempre é o preventivo, pois a pele do bebê é muito delicada e eles sofrem bastante com as assaduras. Para evitar as assaduras continua valendo a dica de, sempre que possível, lavar o bebê com água e sabão neutro e secar bem a cada troca de fraldas. Utilizar sempre uma pomada preventiva de assaduras para proteger a pele do contato com as fezes e urina. Basta uma fina camada sobre toda a área de modo que forme uma barreira.

 Trocar sempre a fralda assim que perceber que está molhada.

 Além disso, assadura não dá só no bumbum. Os bebês mais gordinhos costumam ficar assados em algumas dobrinhas como nos braços e pescoço. Fique atenta, e nesse caso pode ser usada a mesma pomada de tratamento nos locais afetados.

 Atenção, a pomada Dermodex, muito utilizadas pelas mamães possui duas versões. A Dermodex Prevent que é para o uso diário, para prevenir e evitar as assaduras e a Dermodex Tratamento que é uma versão de marca da pomada genérica que falei a base de nistatina + óxido de zinco. Quem usa essa marca não confunda as duas pois cada uma tem sua indicação específica.

Veja também:

1 Resposta para “Tratamento das assaduras nos bebês”

  1. Raphaela Fontana em setembro 12th, 2009 às 8:09 pm

    Adorei o seu site !!!

    Parabéns !!!

    Já está no Meus Favoritos.

    Bjs

Deixe uma resposta