Preparativos para o batizado

Para organizar o batizado de um bebê precisamos tomar uma série de providências:

1 – Escolha os padrinhos. Opte por pessoas que você de fato tenha afinidade, consideração e amizade. Batizar uma criança é um ato cristão, é um ato de amor, que exige alma e corações livres de qualquer tipo de “senão”.

2 – Escolha a igreja em que pretende batizar o seu bebê e reserve a data. Escolha uma que seja aconchegante e preferencialmente próxima de sua residência. A maioria das igrejas fazem batizados coletivos, mas existem algumas que fazem belos batizados individuais. Vale pesquisar para o caso de muitos convidados.

3 – A igreja católica exige que se faça o curso para o batismo, devem participar os pais e os padrinhos do bebê. Os participantes recebem um certificado válido por dois anos.

4 – Reza a tradição que a madrinha ofereça a roupa do bebê, mas isto pode ser um acordo feito entre ambas (mãe e madrinha).

5 – Para a cerimônia do batizado será necessário uma toalha pequena, branca, para enxugar a cabeça do bebê na pia batismal e uma vela branca.

6 – Tal como no nascimento cabe a mãe preparar lembrancinhas para oferecer aos padrinhos e convidados.

7 – O convite deve ser preparado com antecedência de no minimo 20 dias, contendo hora, data e local do batismo. Os convites devem ter motivos que lembrem o tema da cerimônia.

8 – Caso você decida realizar alguma reunião de comemoração deve decidir com antecedência o local, o horário, a quantidade de pessoas que serão convidadas, o que será servido, entre outros detalhes. Uma boa sugestão é servir um almoço.

9 – Não se esqueça das fotografias.

Veja também:

Deixe uma resposta