Funchicórea para as cólicas

Nos primeiros três meses as cólicas são implacáveis com muitos bebês e por conseqüência com seus pobres pais. Nessa fase sempre aparece alguém falando de uma milagrosa Funchicórea. (Esse é o nome correto, e não funchicória).

A Funchicórea é um pó fitoterápico encontrado em qualquer farmácia, o preço da funchicória é bem barato. É indicado para as cólicas e prisão de ventre dos recém-nascidos e não apresenta contra-indicações nas doses recomendadas. Já é usado há muitos anos, vide o design da embalagem, com grande sucesso por gerações e gerações de mães desesperadas.

A forma mais comum de seu uso é molhar a chupeta no pozinho e dar para a criança. Poucas são as pessoas que seguem a recomendação da bula de dissolver na água.

Segundo os especialistas não há qualquer comprovação científica da sua eficácia. Muitos alegam que apenas o fato de ser doce já acalma a criança.Funchicórea

De qualquer forma vale ressaltar que a indicação de qualquer medicamento para cólicas só pode vir do pediatra. Mesmo liberado pelo pediatra dos meus filhos vale o bom senso. O ideal é usar o mínimo possível e não oferecer ao sinal do primeiro choro. Por uma coincidência eu acabei dando exatamente um vidrinho para cada um dos meus filhos ao longo de dois meses. Os dois, por volta dessa idade ficaram bem mais tranquilos.

Andei lendo que a  Funchicórea queima as papilas gustativas dos bebês devido ao seu excesso de sacarina (mais detalhes sobre a sacarina). Segundo a bula da Funchicórea, o medicamento não apresenta contra-indicações nas doses recomendadas que são de 1 medida de 4 em 4 horas para bebê de até 1 mês,  1 medida de 3 em 3 horas até 2 meses e 2 medidas de 4 em 4 horas até 6 meses. A medida acima referida é a tampinha de matéria plástica que veda o frasco. Particularmente acho essas quantidades exageradas. Com bem menos você já obtém resultados.

Outra dica, a Funchicórea mancha a chupeta de amarelo, então procure separar uma chupetinha só para isso.