Alimentos que devem ser evitados no primeiro ano de vida do bebê

A Organização Mundial de Saúde recomenda que a criança receba exclusivamente o leite materno até os seis meses de idade. Após essa faixa etária, o leite materno deve ser complementado com outros alimentos, até dois anos ou mais.

Os alimentos que devem ser evitados, pelo menos nos primeiros 12 meses, são: mel, farinha de trigo, clara do ovo, refrigerantes, sucos industrializados, doces em geral, balas, chocolate, sorvetes, biscoitos recheados, salgadinhos, enlatados, embutidos como salsicha, lingüiça, mortadela e presunto, frituras, café, chá mate e chá preto.

Estes alimentos são ricos em gorduras, açúcar, conservantes ou corantes e podem comprometer o crescimento e desenvolvimento, além de aumentarem o risco de doenças como alergias, obesidade e carências de vitaminas e minerais. As fórmulas à base de leite de vaca modificado e soja podem ser oferecidas ao bebê, quando o leite materno não é passível de ser utilizado.

Segundo o nutrólogo e pediatra Ary Lopes Cardoso, chefe da unidade de Nutrologia do Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Veja também:

Deixe uma resposta